Meu país
PERÍODO OPERATÓRIO-CONCRETO (7 A 11 ANOS)
No plano intelectual, acontece o surgimento de uma nova capacidade mental da criança: as operações, isto é, ela consegue desenvolver uma ação física ou mental voltada para uma finalidade e revertê-la para o seu início.
As operações sempre se referem a objetos concretos presentes ou já experenciados.
ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO:
PERÍODO OPERATÓRIO-CONCRETO (7 A 11 ANOS) 01/04/2014
13
Outra característica é que a criança consegue exercer suas habilidades e capacidades por meio de objetos reais, concretos. Mesmo a capacidade de reflexão que se inicia, ou seja, pensar antes de agir, considerar os diversos pontos de vista concomitantemente, recuperar o passado e antecipar o futuro, se exerce através de situações presentes ou passadas, vivenciadas pela criança.
ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO:
PERÍODO OPERATÓRIO-CONCRETO (7 A 11 ANOS)
Aqui ocorre a passagem do pensamento concreto para o pensamento formal, abstrato, isto é, o adolescente domina, progressivamente, a capacidade de abstrair e generalizar, elabora teorias sobre o mundo, principalmente sobre aspectos que gostaria de reformular.
Sob o aspecto de suas relações sociais, ainda acontece o processo de caracterizar-se, inicialmente, por uma fase de interiorização, em que, aparentemente, é anti-social.
ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO:
PERÍODO DAS OPERAÇÕES FORMAIS
(A ADOLESCÊNCIA – 11 OU 12 ANOS EM DIANTE)
Neste período, o adolescente vive conflitos no aspecto afetivo, almeja libertar-se do adulto, porém ainda depende dele. Deseja ser aceito pelos amigos e pelos adultos, pois o grupo de amigos é um importante referencial para o jovem, determinando o vocabulário, as vestimentas e outros aspectos de seu comportamento. Começa a estabelecer sua moral individual, que é referenciada à moral do grupo.
Os interesses do adolescente são vários e mutáveis, sendo que a