Zootecnia
Disciplina: Zootecnia Geral II
Professor: José Mecabô
Aluna : Daniele Andrade
Truta
Descrição
• Nome popular:Truta Arco-Íris
• Nome científico: Oncorhynchus mykis
• A truta é uma espécie de peixe originária da zona ocidental da América do Norte, foi introduzida na
Europa em finais do século XIX. Já no Brasil, foi introduzida em 1940, principalmente nos rios dos planaltos das regiões Sudeste e Sul.
Características
É um peixe de escamas; alongado e um pouco comprimido. A coloração do dorso varia do castanho para esverdeado, as laterais são acinzentadas e o ventre esbranquiçado.
Apresenta pintas escuras espalhadas pelo corpo e nadadeiras. Alcança até 60cm de comprimento total e 2kg. Com 30 centímetros e 250 gramas, apresenta a condição ideal de consistência e sabor para o consumo.
Cultivo
• Peixe exigente, só atinge o tamanho e o vigor necessário em ambientes saudáveis, com água pura, bem oxigenada, de baixa temperatura
(entre 13 e 17 graus C), cristalina e corrente.
Por isso a truta é um dos poucos peixes cujo consumo pode ser feito sem o risco de contaminação. É carnívoro e alimenta-se de outros peixes e insetos.
Reprodução
• A Truta desova no Outono-Inverno, em busca de zonas de postura em ribeiras de água com correntes fortes e fundos de cascalho ou locais de águas pouco profundas.
A fêmea escava o ninho no cascalho com ondulações do corpo e o macho fertiliza os ovos (cerca de 10.000) que a fêmea liberta. Estes se desenvolvem no interior do cascalho e as pequenas trutas emergem cerca de três meses depois.
Características nutricionais
• Possui alto valor nutritivo, com alto teor de proteína, cálcio, fósforo, sais minerais e vitaminas. Apresenta também ácidos graxos do tipo Ômega-3 e baixo teor de calorias, o que a torna uma boa opção para dietas de emagrecimento e na redução do colesterol ruim Chegada ao Brasil
• No Brasil, a criação de trutas começou em 1949. Os primeiros ovos consta terem sido importados da Dinamarca. Bem