ZOOT
PROGRAMAS PARA CÁLCULO DE RAÇÃO
Sebastião de Campos V. Filho
Prof. Titular Universidade Federal de Viçosa
INTRODUÇÃO
Geralmente quando se discute alimentação de ruminantes devese conhecer as exigências nutricionais, a composição dos alimentos disponíveis e a formulação de rações. Considerando que esses tópicos são extremamente longos, discutir-se-á nessa revisão, resumidamente, as exigências nutricionais e alguns princípios de formulação de rações para gado de corte.
No que se refere às exigências nutricionais, serão discutidos os princípios básicos utilizados pelo NRC (1996) para cálculo das exigências nutricionais de energia, proteína, aminoácidos, cálcio, fósforo e outros elementos inorgânicos.
Com relação à formulação de rações, serão discutidos os cálculos simples envolvendo o uso do Quadrado de Pearson e soluções algébricas com duas equações. Ao final pretende-se apresentar o programa Super Crac Corte 1.0, para formular rações para gado de corte. EXIGÊNCIAS NUTRICIONAIS DE PROTEINA E ENERGIA
PARA MANTENÇA E GANHO DE PESO
Os requerimentos de energia para mantença são definidos como a quantidade de energia ingerida que resultará em nenhuma perda ou ganho de energia a partir dos tecidos do corpo do animal. Processos ou funções relacionadas com os requerimentos de energia para mantença incluem a regulação da temperatura corporal, a energia requerida pelo metabolismo basal (incluindo as atividades necessárias à sobrevivência, tais como, respiração, circulação, etc) e a energia necessária para manter as atividades físicas (por ex.: levantar, deitar, andar, etc).
158 - I Simpósio de Produção de Gado de Corte
O NRC (1996) considera que os requerimentos de energia líquida de mantença são equivalentes a 77 Kcal/SBW 0,75 , sendo SBW
= peso vivo do animal em jejum.
Segundo o NRC (1996), cruzamentos de zebuínos requerem 10% menos de energia líquida para mantença. GARRETT (1980),
comparando