Zoot Suit & Zoot Suiters

1124 palavras 5 páginas
ZOOT SUIT & ZOOT SUITERS 1. O que e quando? Um estilo de indumentária popularizado no final dos anos 30, começo dos 40. 2. Onde? Nos clubes de jazz de NY entre as ruas 52 st. e Swing st. de Manhattan e Savoy Ballroom do Harlem. 3. Características Exclusivamente masculino, era composto de um paletó dois ou três números acima do tamanho normal, cobrindo o corpo até o joelho. Na maioria das vezes era cruzado, feito de preferência de cor clara ou de xadrez escocês com grandes quadrados e, enfeitado com uma profusão de pregas e de martingales.
Os bolsos eram grandes e os ombros eram realçados com imensas ombreiras, dando ao casaco um aspecto geométrico apertado na cintura.
As calças pretas ou combinando com o casaco não ficavam atrás na extravagância; subiam até o peito presas por dois suspensórios, eram apertadas no abdome, alargavam-se nos quadris, pendiam nas entrepernas, caiam abrindo-se sobre o joelho e estreitavam novamente moldando nos tornozelos barras largas e viradas, que caíam sobre dois frágeis escarpins de couro macio amarelo canário ou bege.
No bolso usavam um lenço vermelho-papoula ou verde-maçã, com uma enorme flor na lapela. Preso no passante da calça uma corrente de mais ou menos um metro e meio da qual pendia um relógio.
Sobre tudo isso, uma gravata estampada e um chapéu claro, de abas largas e pendentes, estilo Texas ou então um minúsculo chapelete de couro fervido todo amarrotado. O traje dava um aspecto cafetão ou de gângster.

Esse estilo vivia mais do excesso que da originalidade ou marginalidade. Sua palavra chave era o exagero. Casacos flutuantes e compridos, calças bufantes por todos os lados, tudo era desmedido, super dimensionado, um amontoado desordenado de tecidos que se dissolvia numa não-forma. O próprio termo é exemplar: “zoot” é uma deformação da palavra “suit”, cada elemento era exagerado, maximizado.
As funções do traje eram garantidas por duplos ou triplos exemplares. Quanto às cores, as mais vistosas. Era

Relacionados