ensilagens forrageiras tropicais
Página 1 de 38
ENSILAGEM DE FORRAGEIRAS TROPICAIS
Trabalho apresentado como parte das exigências da Disciplina ZOO 650 - Forragicultura.
Aluno: Rosane Scatamburlo Liziere
Prof.: Domicio do Nascimento Jr.
VIÇOSA - MG, 1989
Apresentação
O tema silagem foi novo para mim. Meus conhecimentos se prendiam a algumas aulas durante o curso de graduação em Zootecnia. Trabalhando na PESAGRO-RIO, em Itaguai-RJ, só tive oportunidade de participar do processo de ensilagem uma vez, quando foi utilizado o capim-elefante, mesmo assim sem me envolver diretamente.
Por este motivo tive que incluir no trabalho conceitos sobre fases do processo de fermentação dentro do silo e aditivos.
Da revisão de literatura pude concluir, entre outras coisas, que:
1. Já se possui bastante informação para confecções de silagem de milho e sorgo de excelente qualidade, principalmente a deficiência em Nitrogênio é corrigida;
2. Dentre as muitas gramíneas tropicais, o capim-elefante (Pennissetum purpureum, Schum) parece ser a mais indicada tendo em vista, principalmente, sue alto rendimento por área.
3. A confecção de silagem com o capim-elefante é problemática, tendo sido levantadas como principais problemas seu alto teor de umidade e baixo teor de carboidratos solúveis à época de corte do capim. A técnica de pré-murchamento parece promissora, embora problemática na prática. Os resultados de pesquisa com o uso de aditivos são contraditórios, mas a dição de melaço e uréia parece promissora.
Mais pesquisas nesta linha deverão ser conduzidas;
4. Há que se desenvolver métodos para a produção de silagens de boa qualidade de gramíneas tropicais, no sentido de aproveitar o excedente "das águas" para alimentação dos animais no "período seco" do ano.
ENSILAGEM DE FORRAGEIRAS TROPICAIS
1. A preservação de forrageiras na forma de ensilagem:
http://www.tdnet.com.br/domicio/Ensilagem.htm
29/06/2001
ENSILAGEM DE FORRAGEIRAS TROPICAIS