Zoonoses raposos
Dengue
O trabalho de combate a dengue consiste em 6 ciclos de tratamento focal (eliminação de criadouros) e 6 LI (levantamento de índice). Para calcular o índice de infestação os agentes de campo têm uma produção diária das casas visitadas. São realizadas visitas quinzenais em pontos estratégicos como: borracharias, oficinas de carros, e em empresas como a Morro Velho. No mês de janeiro o índice de infestação foi de 8, 23%, inicio propicio para desova, mas com eliminação dos focos o índice hoje é de 0,0%. O setor conta com um educador em saúde que trabalha em palestras nas escolas, orienta nas campanhas como vacinação animal anti-rábica, Dengue, Leishmaniose, Caramujo, Escorpião e Ratos. São realizados 02 mutirões de limpeza em toda cidade para retirada de possíveis criadouros nas casas dos moradores. No mês de Agosto deste ano foi efetuada a campanha da vacinação animal, onde todos os bairros foram trabalhados.
Leishmaniose
São realizados exames em toda cidade onde 100% da população canina do município é avaliada. As atividades são diárias e os exames são levados para o município de Contagem. Os cães portadores da doença são eliminados no município de Betim.
Caramujo
A eliminação dos caramujos é realizada diariamente pelos agentes de campo, onde são distribuídos sacos de lixo e pares de luvas para os moradores das casas. Existem tambores em todas as ruas para colocar os caramujos, os agentes ajudam nesta coleta levando os caramujos ao aterro sanitário toda semana.
Ratos e Escorpiões
Um dia da semana é destinado a atender as denúncias no município, onde toda a comunidade é atendida.
Resultados obtidos ano 2008
1- No ano de 2008 foram notificados 17 casos de dengue clássico e 7 confirmados. 2- Foram notificados 13 casos de leishmaniose viceral sendo 01 confirmando. 3- Foram notificados 02 casos de leishmaniose tegumentar sendo 02