Manual tcc
Os tipos de ventilação empregados para qualquer finalidade, são assim classificados: a) Ventilação natural. b) Ventilação geral. c) Ventilação geral para conforto térmico. d) Ventilação geral diluídora. e) Ventilação local exaustora (Sistema)
VENTILAÇÃO NATURAL.
A ventilação natural é o fenômeno do ar num ambiente de trabalho provocado por ventos externo e pode ser controladas por meios de aberturas, como portas, janelas etc.. Sem a indução de nenhum sistema mecânico.
As aberturas permitem até certo ponto o controle da quantidade de ar que esta sendo movimentado.
Os edifícios em geral tem que ter aberturas como janelas, portas para que o ar possa fluir pelo edifício e suas aberturas não podem ser obstruídos.
VENTILAÇÃO GERAL.
A ventilação geral é um dos métodos para controlar um ambiente ocupacional.O ar movimentado no ambiente é através de ventiladores, chamada também de ventilação mecânica.
O ventilador pode insuflar ar num ambiente, tomado ar externo ou exaurir desse mesmo ambiente para o exterior. A insuflação mecânica nem sempre é recomendável, pois o ar externo pode estar contaminado de impurezas, ou estar com a temperatura inadequada.
VENTILAÇÃO GERAL PARA CONFORTO TERMICO.
Se tratado de ventilação sendo ela industrial ou não a ventilação destinada á de conforto térmico é a das mais importantes, pois a ventilação é fundamental nos ambientes ocupados pelo o homem para a eliminação de odores, fumos e um bem estar.
O homem possui bastante capacidade de transpiração, portanto há ambientes em que as condições são favoráveis e há outras em que as condições são desfavoráveis, provocam in disposições, diminuem a sua eficiência no trabalho e aumentam a possibilidade de ocorrência de acidentes.
*O conforto térmico num determinado ambiente pode ser definido como sensação de bem-estar, como resultado da combinação satisfatório. Várias medidas podem ser tomadas para se evitar a exposição de pessoas, as sensações são