Notas E Not Cias 1
Comunicação Social – Jornalismo
Professora Msc. Liege Albuquerque Rodrigo de Araújo Ribeiro
Turma CJN02S1
TEMA: CÃES E GATOS ABANDONADOS É UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA.
A falta de estrutura do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), seja na parte física ou técnica, faz com que seja cada vez mais comum encontrar, nas ruas de Manaus, cães e gatos abandonados, muitas vezes pondo em risco a saúde pública. Segundo o Departamento de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (DECOM SEMSA) não há data para início da reforma do CCZ, a previsão é que ocorra ainda neste ano. O CCZ é o órgão municipal, responsável por prevenir e controlar as zoonoses, tendo sua sede localizada na Avenida Brasil, bairro Compensa, zona Oeste.
Com a proposta de aumentar o número de castrações e reduzir a quantidade de animais nas ruas da cidade, a Prefeitura de Manaus, através da SEMSA, inaugurou em abril, duas Unidades Móveis do CCZ, iniciando as ações de descentralização dos serviços de castração de cães e gatos e chipagem dos animais.
Com a inauguração, o CCZ vai ampliar em 50% o número de castrações realizadas, passando de 30 para 45 procedimentos diários. Cada Unidade Móvel terá a capacidade de realizar 15 castrações diariamente, e outras 15 continuarão a ser feitas na sede do CCZ. Uma das Unidades Móveis ficará instalada na própria sede do Distrito de Saúde Leste e a segunda será deslocada para o Complexo Educacional Maria Antonieta Verçosa de Raposo, na rua 16, Riacho Doce III, bairro Cidade Nova, zona Norte.
Essas Unidades estão equipadas com instrumentos cirúrgicos, máquina de tosa, balança, computador e impressora. Além da castração, as Unidades irão realizar a implantação de microchips de identificação dos animais e terão um posto fixo de vacinação antirrábica.
Segundo a atuante da ONG Compaixão Animal, Jaqueline Canizo, a reforma do Centro e as novas unidades móveis ajudará bastante o trabalho das ONG’s, aumentando a quantidade de animais atendidos diariamente,