Zoonose Fisioterapia
Principais patologias.
É um termo da medicina que designa as doenças e infecções transmitidas para o homem através dos animais. É uma palavra de origem grega formada por “zoo”, que significa "animal" e
“noso”, que significa "doença". Os animais portadores do microrganismo causador da zoonose recebem o nome de reservatórios naturais.
SÃO DOENÇAS TÍPICAS DE ANIMAIS
QUE PODEM SER TRANSMITIDAS AOS
SERES HUMANOS E VICE-VERSA
PRINCIPAIS PATOLOGIAS
BICHO GEOGRÁFICO
É uma dermatozoonose causada por um nematódeo, que ataca cães e gatos e, eventualmente, o homem.
A espécie que ataca os gatos é o Ancylostoma braziliense, já a que ataca os cães é o Ancylostoma caninum.
Agente Causador:
A
larva migrans cutânea, popularmente conhecida como bicho geográfico.
Quando as larvas infectantes penetram ativamente na pele, geram lesões caracterizadas por trajetos inflamatórios tortuoso, semelhante a um mapa, vindo daí o nome popular de bicho geográfico. As lesões são acompanhadas de coceira, sendo que os mais atingidos são pés e nádegas.
SINTOMAS
Nos animais que apresentam infecções agudas os sintomas são: anemia, fadiga e, às vezes, dificuldade respiratória. Nos casos de infecções crônicas, normalmente o animal apresenta-se abaixo do peso ideal, anorexia e pelagem escassa. Podem haver sinais de dificuldade respiratória, lesões de pele e claudicação.
Nos humanos, o diagnóstico é clínico, através da observação das lesões características e também da coceira apresentada pelo paciente.
PREVENÇÃO
É feita evitando andar descalço em locais de transição de cães e gatos, recolher as fezes do seu animal, evitar levar seu animal à praia e também realizar a vermifugação dele conforme a indicação do médico veterinário
DENGUE
A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. O seu principal vetor de transmissão é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais.
Agente