TRABALHO De Grupo 3 Perido
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4 2.1 ANÁLISE SITUACIONAL DA SAÚDE NO MUNICÍPIO DE GURUPI..................5
3 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
A política social é uma política, própria das formações econômico-sociais capitalistas contemporâneas, de ação e controle sobre as necessidades sociais básicas das. Ao chamar atenção para a dimensão política e organizacional das políticas sociais, procuramos dar uma materialidade à política de saúde.
O objetivo deste trabalho diz respeito a construção de um diagnóstico da problemática social local da cidade de Gurupi- TO e a importância dos indicadores sociais diante dos processos históricos de enfrentamento da questão social na realidade social.
Por meio de pesquisa bibliográfica com dados do IBGE, DATASUS, observação e dados coletados junto a Secretaria Municipal de Saúde mostra-se os registros da politica social em saúde, os atendimentos oferecidos pelo SUS (sistema único de saúde) na realidade local, a cidade de Gurupi - TO.
Assim a importância desse estudo consiste em ampliar o conhecimento acerca dos fatos históricos ocorridos em relação a políticas públicas em saúde e também o entendimento dos indicadores sociais e como estes contribuem para a melhoria de qualidade em atendimento de saúde nos municípios e em todo país.
2 DESENVOLVIMENTO
A política de saúde se encontra na interface entre Estado, sociedade e mercado. Por exemplo, a sociedade financia com seus impostos e contribuições, tem atitudes e preserva valores em relação ao corpo e ao bem-estar, comporta-se de formas que afetam a saúde, coletivamente e/ou individualmente (poluição, sedentarismo, consumo de drogas). O Estado, por exemplo, define normas e obrigações (regulação dos seguros, vacinação), recolhe os recursos e os aloca em programas e ações, cria estímulos para produção de bens e serviços, cria serviços de atenção, define leis que sancionam o acesso,