Febre Amarela
A gravidez ectópica é a gestão que ocorre fora do útero, geralmente na uterina, o óvulo pode se instala nas trompas de falópio, cervical, ovário no ligamento largo e no peritônio (gravidez abdominal)... Neste trabalho abordaremos principalmente o diagnóstico de gravidez ectópica, no contexto de uma gestação inicial com cuidados de enfermagem médico-cirúrgica no perído pré, intra e pós-operatório. Efatizado fisiologia, local anatômico da gravidez ectópica, fatores e complicações de risco, e tratamento. Apesar das técnicas sorfisticadas de diagnóstico e tratamento, continua sendo a segunda causa mais comum de mortalidade materna, podendo ocorrer sequelas ou perda da fertilidade.
CONCLUSÃO
Neste trabalho definimos a importância que todos os profissionais que atendem pacientes em idade fértil devem ter bom conhecimento sobre gravidez ectópica e sempre suspeitar na presença de sangramento ou dor no inicio da gestação. Isso ajuda num diagnóstico precoce que será importante para prevenir a mortalidade e permitir o uso de modadlidades mais conservadoras de tratamento, que podem ajudar a preservar a fertilidade. Mediante há tudo que foi abordado concluimos o quanto é importante o cuidado de enfermagem.
FATORES, COMPLICAÇÕES DE RISCO
Os fatores de risco para gravidez ectópica são:
1. História de cirurgia tubária, inclusive laqueadura e ou reanastomose das tubas após a laqueadura
2. História de infecção tubária, inclusive doença inflamatória pélvica (DIP)
3. Contracepção com pílulas de progestogênio ou DIU
4. História de exposição uterina a dietilestilbestrol
5. História de gravidez ectópica prévia
Porcentagem significativa de gestão ectópica ocorre em mulheres sem fatores de risco.
CUIDADOS DE ENFERMAGEM NO PRÉ, INTRA E POS OPERATORIO PRÉ-OPERATÓRIO
- Orientar a paciente sobre a terapia utilizada
- Prepare o cliente e seus familiares para a possibilidade de uma cirurgia. Dê instruções pré-operatórios e refoce a explicação da