Zoológico
"Um animal selvagem será sempre um animal selvagem, mesmo que viva no zoológico", defende Manfred Niekisch, diretor do jardim zoológico de Frankfurt.
"Zoológicos são hoje indispensáveis para salvar a biodiversidade", diz Dag Encke, chefe do jardim zoológico de Nurembergue. "Nenhum outro lugar tem mais conhecimento do que um zoológico para produzir uma população capaz de sobreviver, a partir de poucos exemplares de uma espécie."
Graças às boas condições, muitas vezes os animais de zoológico vivem mais do que os selvagens, e diversas espécies procriam com facilidade.
Mas se pararmos para pensar, o zoológico tem que ter uma condição excepcional para esses animais viverem bem, o que não acontece na maioria das vezes. Alguns comentários contra o zoológico são:
A destruição do meio ambiente natural é a principal causa para a extinção de espécies. Também as mudanças climáticas terão um preço, principalmente para espécies adaptadas ao frio.
"Se um tigre tem a possibilidade de atacar um ser humano ou de escapar, ele a aproveita", diz Peter Höffken, da organização de defesa dos animais Peta.
O fato de, de tempos em tempos, guepardos e chimpanzés fugirem de suas jaulas prova que os animais simplesmente querem liberdade.
“Visitantes do zoológico de Salvador foram questionadas sobre qual a função ou objetivo de um zoológico, 30% responderam que a instituição tem como objetivo proporcionar conhecimento dos animais as pessoas que vivem nas cidades, 25% acham o ambiente favorável para a prática de Educação Ambiental, 16,7% disseram que a função do zoo é promover lazer, 13,3% para expor animais, 11,7% espera que o zoo tenha