zoologico de Bauru
HISTORIA DO ZOOLÓGICO DE BAURU
O Zoológico de Bauru começou sua construção em 1977, foi inaugurado em 24 de agosto de 1980 com um número pequeno de animais, alguns deles vindo do zoológico da cidade de Bastos que acabava de ser desativado. Possuindo uma área de 20 alqueires, inserido em uma área de cerrado de mais de 200 alqueires, o zoo municipal pode se expandir através dos anos. Hoje com cerca de 800 animais entre mamíferos, aves, répteis e peixes, recebeu em 2007 um público de 163.308 pessoas. Reconhecido nacionalmente pelo sucesso reprodutivo de diversas espécies brasileiras, o zoológico de Bauru também destaca os trabalhos na área Educação Ambiental. Está entre os três melhores zoológico do estado de São Paulo e um dos oito melhores do Brasil.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: um dos objetivos básicos do zoológico Bauru.
Foi desenvolvido no zoológico, em parceria com a Refrigerante Bauru-Coca-Cola, programas de Educação Ambiental, onde diversos trabalhos vem sendo desenvolvidos buscando o despertar e a consciência ecológica em nossas crianças. Dentre os trabalhos desenvolvidos, podemos citar os Cursos de Férias destinados as crianças de 4 a 6 anos, 7 a 10 anos e 11 a 15 anos, além dos Acantonamentos Ecológicos, Exposição para a comunidade, Cursos de Aperfeiçoamento para professores e técnicos e Cursos para a comunidade.
REPRODUÇÃO EM CATIVEIRO: É uma luta diária dos técnicos do zoológico para a reprodução dos animais, visando garantir a sobrevivência dos animais silvestres em cativeiro, uma vez que a destruição do meio ambiente pelo homem, vem extinguindo as espécies. O zoo é signatário de algumas convenções internacionais como: Plano Internacional de Manejo e Reprodução do Mico-leão-dourado, Mico-leão de cara-dourada e Mico-leão-preto, onde os dois primeiros já teve sucesso reprodutivo. Além deste participa também a Arara-azul, Ararajuba, Lobo-guará, Jaguatirica, Jacaré do papo-amarelo e do Cervo do pantanal, em cativeiro iremos