Zoológico de Goiania
ECONOMIA AMBIENTAL
VALORAÇÃO DE UM ATIVO AMBIENTAL EM GOIÂNIA: O PARQUE ZOOLÓGICO DE GOIÂNIA. Trabalho desenvolvido soborientação da professora Alzirene com objetivo de composição da segunda avaliação da disciplina Economia Ambiental.
Grupo:
Ana Carolina Couto
Arthur Feitosa
Goiânia, dezembro de 2013.
1- INTRODUÇÃO Na ausência de preços para os recursos ambientais, técnicas como a valoração ambiental podem ser aplicadas para conferir valores monetários para que de alguma maneira se possa impedir que “serviços ambientais” sejam tratados como “custo zero”. Nos últimos anos a preocupação com o meio ambiente aumentou muito. Como consequência desse fato foi preciso buscar novas ferramentas para auxiliar o gerenciamento dos recursos naturais. Como acarretamento do fato a valoração econômica do meio ambiente tem sido apresentada como um instrumento chave na gestão ambiental. Valorar o parque Zoológico de Goiânia tem grande importância para a cidade. A metodologia utilizada constou de uma aplicação de questionário, com perguntas abertas e fechadas aplicadas em uma amostra de 50 Pessoas, no dia 17 de novembro de 2013. A pretensão seria descobrir as percepções das pessoas usuárias sobre os ativos ambientais e criara um mercado de recursos ambientais para estimar o DAP (Disposição a Pagar).
1- HISTÓRIA DO PARQUE ZOOLOGICO DE GOIÂNIA O Zoológico foi criado em 1946 fica localizado no Setor Oeste ocupa uma área de duzentos e cinco mil metros quadrado. Trata-se de uma grande área verde no centro da cidade e contém cerca de mil animais, incluindo mamíferos, pássaros, e repteis. Nascentes de cinco córregos fazem surgir, na parte