Zoológico
• HISTÓRIA
Os seres humanos criam animais em cativeiro há pelo menos 25000 anos. Os primeiros animais mantidos em cativeiro talvez tenham sido os pombos, há 6500 anos, no Iraque.
A primeira coleção de animais foi provavelmente feita pelos egípcios, há mais de 4000 anos, e possuía 100 elefantes, 70 felinos e milhares de outros mamíferos.
Foi fundado na China um enorme zoológico chamado de Jardins da Inteligência, há 3000 anos.
Os primeiros zoológicos eram coleções particulares, geralmente de reis. O zoológico de Paris depois da revolução francesa, foi aberto ao público. No passado os animais eram treinados para se exibirem ao público, mas isso raramente acontece nos dias atuais.
• OBJETIVO
Os zoológicos possuem vários objetivos, dentre os quais estão a pesquisa, a preservação e a educação, sendo que a diversão é o menos relevante. Assim os zoológicos têm o papel de proteger os animais em vez de explorá-los.
Educação
Como a urbanização acabou afastando as pessoas do contato com a natureza selvagem, automaticamente diminuiu o contato com os animais. O zoológico educa as pessoas fazendo-as conhecer os animais e as ameaças que eles enfrentam.
Saúde
A saúde dos animais é muito importante, por isso eles são incentivados a se comportarem como se estivessem soltos em meio selvagem. Caso esse incentivo desapareça os animais se entediam e podem entrar em depressão ou deixar de agir normalmente.
Preservação
Com o avanço científico e tecnológico, a poluição e o desmatamento aumentaram drasticamente, afetando o habitat de certas espécies. Por esta razão, para algumas, a única forma de evitar a extinção é viver em cativeiro. Muitas já conseguiram reproduzir-se em cativeiros e mais tarde, depois de um período de adaptação, foram devolvidas com sucesso à natureza.
Pesquisa
Os zoológicos têm como grande função a pesquisa em animais, como por exemplo testes para gravidez de rinocerontes, tratamento de doenças, inseminação artificial e rastreamento