Zoologia Subtema: Fisiologia
Zoologia é a ciência que estuda os animais bem como as relações entre eles e o ambiente em que vivem. A zoologia estuda também a estrutura dos animais, de que constituem seus tecidos, propriedades e funções celulares.
Subtema: Fisiologia
A fisiologia animal é estudada desde a anatomia a embriologia. A genética e os mecanismos de evolução dos animais são estudados através da biologia molecular, genética molecular e a biologia evolutiva.
Fisiologia Animal: Gato
O gato (Felis silvestres catus) é um animal da família dos felídeos, muito popular como animal de estimação. Ocupando o topo da cadeia alimentar, é um predador natural de diversos animais, como roedores, pássaros, lagartixas e alguns insetos.
Parâmetros fisiológicos
Temperatura: 38 a 39 ° C.
Frequência respiratória: 20 a 30 movimentos respiratórios/min (adultos).
Frequência cardíaca: 110 a 130 batimentos/min (adultos) e 180 a 200 batimentos/min (jovens).
Reprodução: o tempo de gestação varia de 58 a 70 dias (média de 63 a 65). Uma ninhada pode ter até 8 gatinhos. As gatas podem ter até 4 cios por ano, cada cio com a duração de 4 a 7 dias. As gatas alcançam a maturidade sexual entre os 4 e 10 meses, e os gatos entre os 5 e 7 meses de idade.
Peso: os gatos adultos variam entre os 2.5 kg e 8 kg.
Esperança de vida: os gatos vivem em média 15 a 20 anos.
Taxonomia
O gato doméstico foi denominado Felis catus por Carolus Linnaeus em 1798. Johann Christian Daniel von Schreber chamou de Felis silvestris, o gato selvagem em 1775. Desse modo, os gatos caseiros são considerados uma das subespécies do gato selvagem. Não é incomum, aliás, o cruzamento entre gatos domésticos e selvagens, formando espécies híbridos.
Pelas regras de prioridade do Código Internacional de Nomenclatura Zoológica, o nome das espécies domésticas deveria ser Felis catus. No entanto, na prática, a maioria dos biólogos utilizam Felis silvestris para as espécies selvagens e Felis catus somente