Zonas Costeiras
Necessidade do homem intervir de forma equilibrada nas zonas costeiras, respeitando a dinâmica do litoral (diap. 23-47)
Conciliar a tendência de expansão urbanística com a preservação do litoral
Será que o mar acabará por destruir determinadas povoações ou praias do litoral do nosso país, ignorando as barreiras artificiais de protecção?
Como conciliar a tendência de expansão urbanística em… com a preservação do litoral?
Necessidade de não construir em zonas de risco de erosão costeira, respeitando as directrizes do ordenamento do território
Ver (http://prezi.com/n5xxvz33llrf/zonas-costeiras-11oano/) zonas costeiras são zonas dinâmicas onde atuam factores modeladores cujos resultados são formas de erosão (abrasão marinha)(--> Plataformas de abrasão) e formas de deposição (dunas).
INTRODUÇÃO
Uma zona costeira é uma porção de território influenciada directa e indirectamente em termos biofísicos pelo mar (ondas, marés, ventos, ou salinidade) e se estende, do lado do mar, até ao limite da plataforma continental.
Ocupação Antrópica:
É a ocupação de zonas terrestres pelo Homem e a decorrente exploração, segundo as necessidades e as actividades humanas, dos recursos naturais. Isto traduz-se em pressões ou impactos sobre o meio ambiente, que podem exceder a capacidade de suporte e de regeneração dos ecossistemas essenciais da biosfera, contribuindo para o seu desequilíbrio.
As zonas litorais são locais reconhecidos pela sua importância paisagística, patrimonial e ecológica, e são também espaços privilegiados para actividades culturais, desportivas, económicas, turísticas e de lazer. A faixa litoral é uma faixa complexa, dinâmica, provida de mutabilidade e mobilidade, na qual actuam vários processos geológicos. Actualmente, a dinâmica da faixa litoral é condicionada pela intervenção de fenómenos naturais e antrópicos.
A análise de algumas situações ocorridas em Portugal pode sensibilizar-nos para a necessidade de