HUE MPB
Introdução
Este pesquisa pretende abordar o uso da “Musica popular brasileira no ensino de História, tem como principal preocupação e a necessidade de utilização das inovações metodológicas no ensino de história e introduzir uma historia inclusiva”.
Assim, diante do fato, de que, no ensino de história ainda prevalece uma visão eurocêntrica e positivista, especialmente no que diz respeito à história do Brasil, que devido aos muitos anos de utilização da metodologia positivista se apresenta desinteressante, repetitivo, pronto e acabado, repleto de vultos políticos e dotado de uma visão eurocêntrica direcionando o rumo da história para a evolução econômica e capitalista. Esta pesquisa pretende conduzir o professor a utilizar a música no ensino de história, não se detendo a simples interpretação da letra ou como fundo musical de determinados temas, mas em todo seu aspecto histórico.
Assim, pretende-se que ao aplicar esta metodologia em aula, contendo música como fonte histórica, o aluno perceba o momento histórico através da musica, e a analise como um todo, e a perceba como uma forma de expressão de idéias popular, uma linguagem, reconhecendo ainda sua influência na vida social, política e econômica do país. Pretende-se ainda nesta pesquisa, trabalhar a música abordando ainda a questão da “MPB na ditadura militar 1968 - 1975”, tema a ser aplicado no “3º Ano do Ensino Médio” analisando os acontecimentos desde o período de surgimento da MPB, até sua propagação na sociedade, sua influencia social, política, econômica e ainda ideológica.
Diante da rica quantidade de musicas que existem apesar de não estarem organizadas em acervos como ocorre com os documentos históricos, e mesmo com a falta de estudos mais contundentes paralelos entre o passado e presente a partir da musica, entende-se assim, a importância que é conhecer a história e saber extrair dela conhecimentos para construção da identidade.
A música tem facilidade