Erosão das zonas costeiras
Ao longo do nosso trabalho pretendemos falar sobre a erosão das zonas costeiras portuguesas dizendo quais as causas, os efeitos e as consequências da erosão costeira, os riscos geológicos, os riscos associados ampliados pela acção humana. | |
Introdução
Neste trabalho vamos tratar um tema muito preocupante da nossa sociedade e que por vezes não lhe é dado a devida atenção, a erosão costeira.
Vamos ainda analisar uma notícia que reflete sobre a subida das águas do mar, e , consequentemente sobre a erosão costeira, que, infelizmente, causa danos materiais e humanos devastadores.
O objetivo deste trabalho é encontrar soluções para este problema, cooperando com o meio ambiente.
Em Portugal, cerca de três quartos da população vive na faixa costeira onde o desrespeito pelas regras básicas do ordenamento do território é notado, encontrando-se muitas construções em plenos sistemas de dunas ou sobre arribas em erosão.
Notícia:
Erosão costeira: “Está a deitar-se dinheiro ao mar”
A associação ambientalista Quercus alerta para o elevado custo de requalificar a faixa costeira portuguesa, onde mais de dois terços correm risco de erosão, considerando que em alguns casos é preferível retirar as populações ameaçadas. "É realmente muito complicado fazer contas aos milhões de euros necessários para intervir em muitas das zonas ameaçadas de erosão costeira", defendeu, em declarações à Lusa, Francisco Ferreira, vice-presidente da Quercus. O especialista critica o recurso sistemático a intervenções de emergência em zonas de risco, considerando que "em muitos casos está a deitar-se dinheiro ao mar".
Na Praia de Mira, Coimbra, está