resenha
Antropologia Cristã
Aluno: Marco Antonio Maioli Sampaio
Cachoeira
2013
A criação da Realidade Social
Desde que o Japão surgiu como líder do poder industrial, os teóricos e os administradores tem estado crescimento conscientes do relacionamento entre cultura e administração. Durante os anos 60 o impacto da administração e da indústria americana pareciam inabaláveis.
Cultura e organização
Mas que fenômeno é esse chamado de cultura? A palavra derivou metaforicamente da ideia de cultivo do processo de lavrar e de desenvolver a terra. Quando falamos de cultura se refere ao padrão desenvolvido no sistema sociais, ideologia, valores, leis é rituais cotidiano.
Organização e contesto cultural
O sucesso do Japão, o declínio industrial britânico, a fala da empresa americana as características distintas de muitas sociedades organizacionais estão crucialmente ligadas a contexto culturais nos quais evoluíram.
Por exemplo caso se examine o conceito japonês de trabalho como as relações entre os empregados e suas organizações, descobre-se que são bem diferente daquilo que prevalece no ocidente.
Os fazendeiros de arroz sempre tem estado desejosos de compartilhar sua colheita com aqueles capazes de tomar conta dela. É o caso do samurai, o “homem de serviço” que dependem dos fazendeiros para garantir o seu arroz e sua subsistência. Como observou Robert Dori um comentarista da sociedade japonesa, parece haver relações diferente entre a subordinação e o alto respeito no Japão.
Culturas e sub culturas das organizações
Esse fenômeno agora é reconhecido como “cultura organizacional”. As organizações são mini sociedades que tem seu próprios padrões distintos de cultura e sub cultura.
Como no caso da Hewlett-packard (HP), uma firma reconhecida no ramo de micro eletrônica. A HP começou nos anos 40 com Bill Hewllet e David Packard