Zona Franca de Manaus
2012
Introdução
A criação da ZFM foi idealizada inicialmente como um projeto geopolítico, com o intuíto de levar o desenvolvimento a Amazônia, para isso foi necessário oferecer incentivos fiscais para atrair industrias. Os novos incentivos fiscais compensavam as desvantagens da localização da ZFM em relação aos mercados, permitindo produção indusrtrial competitiva. Hoje a ZFM é um importate pólo industrial e potente motor econômico que movimenta a região de Manaus. Um dos mais importantes seguimentos é o de veículos de duas rodas.
Problematização
Qual a contribuição da Zona Franca de Manaus para o desenvolvimento sócio-econômico da região e quais as vantages e desvantagens deste modelo?
Hipótese Inicial
A questão levantada na problematização será analisada ao longo deste trabalho com o intuíto de tentar entender melhor sobre a Zona Franca de Manaus e suas características. Como ela foi criada, quais suas vantagens e desvantagens para a região de Manaus e para o Brasil e quais são as dificuldades encontradas. A principio podemos verificar que os incentivos fiscais da região são um atrativo para as industrias e que isso trás as cidades vários atrativo onde um dos mais importantes é a geração de emprego. Também podemos dizer que com um pólo de empresas é possível trazer mais desenvolvimento para o Estado. Mesmo com tantos incentivos, ainda existem muitos problemas que acabam esbarrando a instalação de novas empresas, um deles é a falta de infra-estrutura, pricipalmente nas estradas – local de escoamento – de mercadorias. Além das estradas, também não existe um porto na região, o que faz com que a mercadoria demore mais e tenha custos mais altos até chegar ao consumidor final.
A Zona Franca de Manaus (ZFM)
A Zona Franca de Manaus foi idealizada pela Lei nº 3.173 em 06/06/57 e fez parte do Plano de Valorização Econômica da Amazônia. A intenção era criar uma área de livre comércio na chamada Amazônia