Zona Franca de Manaus
Atividade sobre a Zona Franca de Manaus
1 - Estabeleça relação entre a reestruturação produtiva e o surgimento de zonas francas pelo mundo.
R: O processo de reestruturação produtiva baseia-se na substituição ou no rearranjo de um sistema que não estava dando muito certo por uma nova estrutura e modelo de produção que possa atender às necessidades da realidade local, abastecendo assim o mercado de produtos, bens de consumo e serviços. Se o novo modelo (a reestruturação produtiva) tem êxito, naturalmente a consequência será o aumento da produção; haverá assim a necessidade de novos locais de produção, novos centros produtivos e haverá a instalação de zonas francas para suprir essa demanda. Com isso, diferentes áreas do globo são interconectadas com a intensificação de relações sociais que são estruturadas em escala mundial. Até certo ponto o modelo que dá certo em determinada localidade é adotada por outra, para também atender a crescente demanda por bens e serviços. Dessa forma, as zonas francas são instaladas em cada vez mais lugares do mundo globalizado.
2 – Qual é o significado para o desenvolvimento regional do que se chamou “Operação Amazônia”, durante o período militar?
R: Do ponto de vista social a ideologia da “Operação Amazônia” era a superação dos desequilíbrios regionais. Tinha o objetivo de ocupar as terras amazônicas que estavam “vazias” demograficamente e integrá-las ao território nacional. Do ponto de vista econômico visava promover o processo de industrialização. Nesse sentido, a criação da Zona franca em Manaus foi o grande legado da “Operação Amazônia”, sendo o que trouxe, de maneira rápida, o desenvolvimento regional e acelerada estruturação urbana e industrial, significando também a concretização do ideal nacionalista e militar de “integrar para não entregar”, percebendo-se os benefícios da criação Zona Franca de Manaus até hoje no século XXI.
3 – Descreva os pontos