Zona Franca De Manaus
O idealizador da Zona Franca de Manaus, criada em 06 de junho de 1957, pela Lei N.º 3.173, foi o Deputado Federal Francisco Pereira da Silva. Porém, de início a ZFM foi considerada apenas um “Porto Livre”. Os incentivos fiscais vieram dez anos depois, em 1967, por meio do Decreto-Lei N.º 288 de 28 de fevereiro.
Muitas empresas multinacionais, principalmente do ramo eletroeletrônico, instalaram-se na capital amazonense, aproveitando os incentivos. Como nessa zona as tarifas são reduzidas, essas empresas importam os componentes e peças produzidos em outros países. As fábricas produzem (montam) televisores, câmeras fotográficas e de vídeo, DVDs, computadores e outros bens de consumo. A produção é distribuída para todo o país, especialmente para a região Centro – Sul.
Para que uma empresa faça parte da ZFM ela deve apresentar um projeto à SUFRAMA (Superintendência da Zona Franca de Manaus) que irá analisá-lo de acordo com modelo de desenvolvimento desejado e que seja economicamente viável de acordo com um estudo elaborado pela Fundação Getúlio Vargas. O projeto será submetido à avaliação de investidores locais, nacionais ou internacionais que decidirão sobre a incorporação do empreendimento à ZFM.
Atualmente a ZFM engloba 508 empresas e um faturamento anual de cerca de US$27 bilhões (2007), respondendo por mais de 50% do PIB amazonense.
LOGO DA SUFRAMA.
BENEFÍCIOS DA ZONA FRANCA DE MANAUS.
ZONA FRANCA – MANAUS, AM.
VISÃO ÁREA DA ZONA FRANCA DE MANAUS.
ZONA FRANCA DE MANAUS NA DÉCADA DE 70.