Zona franca de manaus: década de 1960
CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
ZONA FRANCA DE MANAUS: DÉCADA DE 1960
Manaus - AM
2011
PATRY MARQUES BOSCÁ
RAIMUNDO CARLOS DIAS
ÁTILA YURTSEVER
ZONA FRANCA DE MANAUS: DÉCADA DE 1960
Trabalho apresentado como pré-requisito para obtenção de nota parcial na disciplina de Desenvolvimento Regional e Urbano da Amazônia do Curso de Ciências Econômicas à Universidade Nilton Lins, orientada pela Professora: Mirlene Rabelo Magalhães.
Manaus - AM
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 PRECEDENTES HISTÓRICOS 4
3 PRIMÓRDIOS DA ZONA FRANCA DE MANAUS 5
4 1960: A DÉCADA DE IMPLANTAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO DA ZFM 6
5 A CONSTITUIÇÃO DE UMA ÁREA DE EXCEÇÃO FISCAL COM O INTUITO DE INCENTIVAR A PRODUÇÃO 8
6 DOTAÇÃO DE INFRAESTRUTURA PARA A ZFM 10
7 EFEITOS DA ZFM SOBRE A ECONOMIA DO AMAZONAS 10
CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
1 INTRODUÇÃO
A criação da Zona Franca de Manaus (ZFM), em 1957, imbuía-se do caráter estratégico do governo militar com relação à ocupação da Amazônia para garantir sobre a região, até então praticamente despovoada e dotada de uma extensa área de fronteira, a soberania do Estado.
Para atingir tal objetivo, seria necessário dotar a Amazônia de condições capazes de atrair o capital, nacional e estrangeiro, além de mão-de-obra; fatores fundamentais para promover o crescimento econômico da região.
Paralelamente, o processo de inserção internacional do Brasil exigia mecanismos que permitissem o desenvolvimento de um parque industrial nacional, um dos quais a substituição de importações. Tal medida atendeu às expectativas do povo amazonense, que desde o Acordo de Washington carecia de instrumentos de intervenção governamental capazes de recuperar a economia do