Indústrias na Região Norte
INDÚSTRIAS NA REGIÃO NORTE DO BRASIL
INDÚSTRIAS DA REGIÃO NORTE
INTRODUÇÃO
Não há uma verdadeira economia industrial na Região Norte. Existe algumas poucas indústrias isoladas, geralmente de beneficiamento de produtos agrícolas ou do extrativismo (o qual é ocorre em maior quantidade).
Na maioria das indústrias e pólos industriais presentes são filiais de grandes indústrias eletrônicas, quase sempre de capitais transnacionais, que produzem aparelhos eletrônicos, motocicletas, relógios, aparelhos de ar-condicionado, CDs e DVDs, suprimentos de informática e outros, com componentes trazidos de fora da região. A atividade, chamada de extrativismo vegetal e mineral ainda é amplamente praticada em todos os estados, o qual possui maior peso na economia de todos os estados
DESENVOLVIMENTO
Tratando-se de indústrias a Região Norte definitivamente não se destaca. As poucas indústrias presentes, em sua maioria, não requerem alta aplicação tecnológica, como por exemplo, a indústria têxtil e a alimentícia.
Mas, verificamos que a partir do final século passado, indústrias como metalúrgicas e minerais. Vale destacar as recentes indústrias eletroeletrônicas.
O que ajudou com a vinda de novas indústrias foi a criação da zona franca de Manaus, uma iniciativa governamental que tinha como objetivo desenvolver socialmente e economicamente a região.Infelizmente o resultado não foi o esperado pois,as indústrias não atribuíram nenhum benefício a população local.
Dentre as regiões é a menos desenvolvida industrialmente. Apesar disso, no final do século passado essa região começou a desenvolver na atividades como mineração e metalurgia o qual foram as que mais cresceram. O desenvolvimento industrial aconteceu principalmente a partir de 1967, com a criação da Zona Franca de Manaus, esse centro industrial atraiu empresas incentivadas por uma série de benefícios de ordem tributária, além de isenção de