zona franca
O objetivo de uma zona franca é estimular o comércio e acelerar o desenvolvimento industrial de uma determinada região. O Brasil, Coréia do Sul, Chile, China, Emirados Árabes, Espanha, Portugal e França são alguns dos países que possuem um Zona Franca.
ZONA FRANCA DE MANAUS
Até meados da década de 1960, Manaus capital do estado de Amazonas, era pouco industrializado. Para estimular sua industrialização, o governo federal criou a Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus). A Zona Franca de Manaus abrange os estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima e as cidades de Macapá e Santana, no Amapá.
A Zona Franca de Manaus foi criada em 1967 e fiscalizada pela Suframa, atraiu para aquela região amazônica muitas indústrias, sobretudo no ramo eletrônico avançado, que se beneficiaram das facilidades de importação de peças e componentes de aparelhos eletrônicos. Várias empresas nacionais e estrangeiras se instalaram no Distrito Industrial de Manaus, planejado e preparado para esse fim.
Algumas das empresas presentes na Zona Franca de Manaus são: Nokia, Samsung, Petrobras, Electrolux, Pioneer, Siemens, Honda, Yamaha, etc.
Zona Franca Verde
O Governo possui um programa chamado Zona Franca Verde, que tem o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável do estado do Amazonas, a partir de sistemas de produção florestal, pesqueira e agropecuária ecologicamente saudável, justa e economicamente viável, tudo aliado à proteção ambiental e ao manejo sustentável de unidades de conservação e terras indígenas
O principal objetivo da Zona Franca Verde é melhorar a qualidade de vida da população, gerar emprego e renda e promover a conservação da natureza.
SÃO PAULO (Reuters) - A presidente