Zona de Desenvolvimento Proximal e Período de Desenvolvimento.
Um exemplo dessas teorias de desenvolvimento na vida da criança trazidas para dentro do contexto da vida social exemplificada em uma criança, filha única de um casal, com dois anos de idade, chamada ficticiamente de Duda.
Certo dia o pai da criança recebeu uma visita em sua casa, Duda era muito espertinha e veio fazer parte da conversa. De repente a garotinha começou tentar tirar o plug da televisão da tomada, o pai por sua vez tirava a criança e dizia que ia bater nela, mas deixava a menina novamente próxima à tomada, e isso se repetiu por varias vezes. Até que a visita incomodada com aquela situação pediu ao pai que colocasse algo na frente do objeto perigoso e distraísse a criança com um brinquedo, assim ele fez e a criança esqueceu-se da tomada não lembrando mais dela.
Toda essa situação na ZDP segundo Vygotsky a criança precisaria do auxilio de um adulto para resolver um problema que era tirar o plug da tomada. “a distância entre o nível real de desenvolvimento, determinado pela capacidade de resolver independentemente um problema, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da resolução de um problema sob a orientação de um adulto ou em colaboração com outro companheiro mais capaz” (cf. Vygotsky, 1988: 133).
“o desenvolvimento, para Piaget, irá seguir determinadas etapas (fases, período ou estágios)”. E em relação à história acima citada iremos falar do sensório-motor na visão de Piaget, ele diz que a criança nesta idade de 0a2 anos acredita que o objeto só existe enquanto ela está visualizando, quando o objeto não está mais ao alcance de sua visão o mesmo passa a não existir para ela.
É possível afirmar que tanto Piaget como Vygotsky veem a criança como um ser ativo, participativo e