zinabre
A) Dissolução – Na Cl
1)temperatura
2)tamanho da molécula
3)semelhança
4)adição terceira substãncia
B)
O zinabre, também conheci como azinhavre, é uma camada de cor esverdeada que é formado graças a oxidação do cobre ou ligas que contém cobre em sua composição, como latão e bronze.
Essa crosta surge quando o cobre e as ligas que contém cobre, ficam expostos ao ar úmido e contendo gás carbônico. O metal lentamente se oxida e fica coberta por uma pátina de cor azul-esverdeada.
Na bateria o zinabre é resultado da reação química de três elementos: o ácido sulfúrico, o oxigênio do ar e o metal do pólo ou do conector. Essa situação costuma piorar no inverno devido ao aumento da umidade do ar.
A bateria forma o zinabre quando há uma reação química. Essa reação que ocorre quando o ácido sulfúrico do eletrólito, líquido presente no interior das baterias derrama sobre os polos e conectores. Há algumas razões para isso ocorrer como o excesso de eletrólito, porosidade do metal ou existência de espaços vazios entre a bucha e o polo da bateria.
O grande problema que ocorre quando aparece o zinabre é que ele impede a condutividade da corrente elétrica, comprometendo o desempenho da bateria, causando falhas no carregamento, aquecimento dos cabos, falhas no funcionamento dos sistemas eletrônicos e falhas na partida do carro.
Se não tiver cuidado, o zinabre pode se espalhar pelos componentes do motor e até corroer a tinta do carro. O ideal é sempre verificar se há a existência e limpá-la o quanto antes.
Há alguns produtos qua não adiantam em nada utilizá-los para limpar o zinabre, como graxa, vaselina e alguns outros produtos de limpeza, pois o problema ocorre no contato da selagem e a torre de chumbo.
A galvanoplastia é um tratamento cujo nome homenageia o físico e químico italiano Luigi Galvani (1737-1798), que descobriu o galvanismo (eletricidade na contração muscular).
É o processo utilizado na prateação, na niquelagem, na cromagem, entre