Eletroquimica e Termoquimica
Este trabalho apresenta os conceitos e as devidas aplicações da Eletroquímica e
Termoquímica, ramos da Química bastante abordados e essenciais durante o dia a dia.
Mostrando as utilidades desses ramos, como o abastecimento das residências pelas redes elétricas, no funcionamento de pilhas, na conversão e armazenagem de energia, no estudo de reações exotérmicas e endotérmicas, entre outras aplicações.
4
ELETROQUÍMICA
A Eletroquímica é um ramo da química que estuda todas as reações e fenômenos químicos entre que se relacionam os elementos químicos e as substâncias químicas, em relação ao uso da energia elétrica.
Este campo científico abrange todos os processos químicos que envolvam transferência de elétrons entre substâncias, logo, a transformação de energia química em energia elétrica. Quando tal processo ocorre, produzindo transferência de elétrons, produzindo espontaneamente corrente elétrica quando ligado a um circuito elétrico, ou produzindo diferença de potencial entre dois polos, é chamado de pilha ou bateria (que muitas vezes é formada de diversas células). Quando tal processo é proporcionado, induzido, pela ação de uma corrente elétrica de uma fonte externa, este processo é denominado de eletrólise.
PILHAS E BATERIAS:
A principal diferença entre as pilhas e as baterias, é que as primeiras são compostas apenas por dois eletrodos: cátodo, pólo positivo onde ocorre redução e ânodo, pólo negativo onde ocorre oxidação. Além disso, uma solução condutora de íons chamada de ponte salina. As baterias são formadas por várias pilhas ligadas em série, onde o pólo positivo de uma vai se ligar com o pólo negativo de outra e assim em diante. PILHA DE DANIELL:
A pilha de Daniell é constituída de uma placa de Zinco (Zn) em uma solução de
ZnSO4 e uma placa de Cobre (Cu) em uma solução de CuSO4. As duas soluções são ligadas por uma ponte salina, ou por uma parede porosa.
5
Reações Químicas:
- No eletrodo de cobre