Redes ATM
Introdução
A comunicação é uma das maiores necessidades da sociedade humana desde os primórdios de sua existência. Conforme as civilizações se espalhavam, ocupando áreas cada vez mais dispersas geograficamente, a comunicação a longa distância se tornava cada vez mais uma necessidade e um desafio.
A invenção do telégrafo por Samuel F.B Morse em 1838 inaugurou uma nova época nas comunicações. Nos primeiros telégrafos utilizados no século XIX, mensagens eram codificadas em cadeias de símbolos binários (código Morse) e então transmitidas manualmente por um operador através de um dispositivo gerador de pulsos elétricos. Desde então, a comunicação através de sinais elétricos atravessou uma grande revolução, dando origem à maior parte dos grandes sistemas de comunicações que temos hoje em dia, como o telefone, o rádio e a televisão.
Com o grande desenvolvimento da tecnologia digital, os diferentes tipos de informação (texto, áudio, vídeo, etc.) passaram a ser processados de forma integrada, dando origem aos sistemas multimídia. Paralelamente, a técnica de transmissão digital foi reconhecida pela indústria de telecomunicações como mais eficiente, confiável e econômica do que a analógica. O desenvolvimento da tecnologia digital e microeletrônica que permitira o surgimento dos sistemas multimídia também impulsionava o desenvolvimento de redes de alta velocidade, tais como FDDI, DQDB, RDSI.
Tradicionalmente, sistema de comunicação foi desenvolvido para o transporte de tipos específicos de informações. O sistema telefônico para o tráfego de voz, as redes de comutação de pacotes para dados textuais, vídeo e televisão em redes de radiofusão ou a cabo. Essas redes foram claramente projetadas para aplicações especificas adaptando-se mal a outros tipos de serviço. O ideal seria ter uma rede capaz de atender a todos esses serviços. Surgi então a tecnologia ATM.
ATM
O ATM é uma tecnologia de comunicação de dados de alta