Zezao
Em 2003, José Augusto Amaro Capela, o Zezão (hoje com 38 anos), decidiu largar a “vida louca” que levava como motoboy para viver de grafite. Na época, uma exposição desse tipo de arte em grandes museus, como a que aconteceu no Masp em 2009, era um sonho distante. Entretanto, sem muito o que perder, lançou-se como artista de rua. Suas pinturas azuis pelos subterrâneos da cidade, os “flops”, foram descobertas aos poucos, e a projeção acabou reverberando em exposições nos Estados Unidos e na Europa. Agora, Zezão prepara um livro que privilegiará outras vertentes de seu trabalho, como light painting e fotografia. “Tudo partiu do grafite, mas me preocupei em mostrar também lugares da cidade que servem ou não de cenário para meu trabalho”, diz. Editado pela Cosac Naify, o livro deverá mesclar os textos de Cassiano Elek Machado com opiniões de críticos de arte.
DANIEL MELIM
São Bernardo do Campo - Brasil
Daniel Melim nasceu em São Bernardo do Campo, subúrbio de São Paulo, em 1979. Pós graduou-se em Artes Visuais, mas foi nas ruas do seu bairro que aprendeu a pintar, fazendo graffiti e intervenções urbanas, quase sempre associadas ao estêncil, técnica de pintura sobre máscaras com imagens vasadas.
CARLOS DIAS
Porto Alegre - Brasil
Nasceu em Porto Alegre, 1973. Especialidades: Arte urbana, pintura, instalação. Referências: Pop, expressionismo, Karel Appel, Grupo Cobra, Basquiat, sticker art. Conceito: Carlinhos afirma que o seu trabalho é "sem conceito"... Avesso a escolas, ele cria um universo próprio, energético, poluído, colorido, cheio de personagens e ruídos absurdos. Arte: Original, nasce nas ruas, nos shows da sua banda, na sua coleção de discos e vai desembocar nas telas pintadas com tinta acrílica, canetão, giz de cera, pincel, spray ou qualquer coisa que tenha a mão. Pop expressionismo = humor + energia.
STEPHAN DOITSCHINOFF
São Paulo Brasil
Stephan Doitschinoff, conhecido como Calma, nasceu em São Paulo, em 1977. É um artista