Etapa 3 conceito
DIREÇÃO.
Direção como função garantidora do Processo Administrativo
Podemos definir Direção como processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na execução das tarefas antecipadamente planejadas. Têm a função de interpretar os planos e instruir em como colocá-los em prática, Envolve orientação, assistência à execução, comunicação, motivação e liderança; sendo diretamente ligada com o relacionamento entre as pessoas. Dirigir uma empresa significa conseguir fazer com que os empregados executem as tarefas (ou serviços) pelas quais respondem.
CONCEITO DE DIREÇÃO.
Ação empresarial deverá limitar-se apenas á condução das atividades dos participantes que atuam internamente dentro das fronteiras empresariais, os empregados em todos os níveis hierárquicos da organização empresarial.
CONTROLE DE AÇÃO EMPRESARIAL.
As principais funções administrativas (planejamento, organização, direção e controle) são interdependentes, mas ligadas entre si e repercutem intensamente nas atividades de controle da ação empresarial, a função de MODIFICAR o planejamento, a direção ou a organização poderá ser necessária para que os sistemas de controles possam ser mais eficazes, nenhum projeto está completo e acabado até que se tenha elaborado os meios para avaliar os seus resultados e conseqüências.
Há uma imagem de que a palavra controle está associada de algum aspecto negativo
Principalmente quando nas organizações e na sociedade: é freqüentemente interpretada no sentido de restrição, coerção, delimitação, direção, esforço, manipulação e inibição.
A função controle é uma realidade no processo administrativo, pois é um importante meio de comunicação, transmissão de informações através de registros, principalmente as baseadas em dados