Zarabatana
Zarabatana é uma arma de fabricação indígena para caça de aves no chão ou em grandes arvores, pois os dardos lançados têm alcance de altura de 20 a 30 metros, Para caças maiores como, paca, veados, cutia e até onça ou anta é uma arma fatal, para isto e colocado veneno na ponta da flecha (veneno de curare ou de uma espécie de rã comun no estado da Amazônia).
Obs.= O veneno de curare é feito de raiz de arvore ou batata de cipó e várias misturas de vegetais, fervidos por vários dias protegido pelos Índios a sete chaves. Até o momento o homem branco não teve a formula do veneno (curare) apesar de ter fabricado venenos mais potentes.
A zarabatana é uma prática inspirada dos índios da Amazônia que pode ser proposta ás crianças e adolescentes, incluindo também para aqueles que apresentam um quadro clinico motor grave (Paralisia Cerebral, tetraplégicos).
Pequena e muito fácil de utilização, a zarabatana é apenas um tubo sendo considerada como um instrumento terapêutico extraordinário, podendo-se prescindir da utilização das mãos para conseguir expulsar setas em forma de agulhas e acertar num alvo colocado numa parede. A particularidade da sua concepção faz com que ela seja um dos materiais mais adaptados à tomada de consciência do sopro e aos progressos respiratórios. É um instrumento que serve também para terapia psicomotora, sendo ao mesmo tempo um ótimo meio lúdico para aprender a soprar, coordenar os movimentos, e aumentar os tempos de concentração. Esta atividade terapêutica tem como vantagem não necessitar de material muito elaborado nem de um espaço particular, sendo acessível à maior parte das instituições.
A atividade exige um enquadramento seguro para ser praticada e os resultados são geralmente muito rápidos.
É de realçar que os exercícios de sopro são diferentes e adaptados a cada criança. O ato de soprar serve igualmente para alterar as posturas "viciadas" através das sensações e da memória sinestésicas. A memória