Mito e Realidade
O objetivo do capitulo é a importância dos mitos na sociedade, evidenciar a sua importância na sociedade, e conhecê-lo de forma que possamos aprender o segredo da origem das coisas. Compreensão das funções dos mitos é entender uma categoria dos nossos contemporâneos.
2- a) Diversas definições de mito assinaladas pelo autor: ( Justificar os temas utilizando exemplos)
Segundo Mircea Eliade “ O mito conta a história sagrada, ele relata um acontecimento ocorrido em um tempo primordial , o tempo fabuloso de “principio”. O mito narra como graças ás façanhas dos entes sobrenaturais, uma realidade passou a existir. Seja uma realidade total, o cosmo, ou apenas um fragmento” ( pág 11).
O mito segundo as definições citadas no texto, tem como objetivo ilustrar uma visão do mundo, com fortes traços culturais. São histórias contadas pelas pessoas que passam de geração a geração, e que também apresentam um fato natural, histórico ou filosófico, funcionando como ponto de equilíbrio entre o sagrado e o profano.
2.1- Termos a ser destacados
Mitologias Primitivas
Não obstante, é preferível iniciar o estudo do mito nas sociedades arcaicas e tradicionais, reservando para uma análise ulterior a dos povos que desempenharam um papel importante na história. Isso porque, apesar das modificações sofridas no decorrer dos tempos, os mitos dos “primitivos” ainda refletem um estado primordial. Tratando-se de uma sociedade onde os mitos ainda estão vivos, onde fundamentam e justificam todo o comportamento e toda atividade do homem.
Sociedades Tradicionais
Sociedades Arcaicas Tradicionais são aquelas que ainda preservam mitos, ou os preservaram até pouco tempo. São chamadas de “tradicionais” pelo fato de que sua cultura e modo de viver ainda são baseados em tradições antigas. Nestas sociedades os mitos ainda fundamentam e justificam o modo de vida, e podem, ou podiam até pouco tempo, ser observados e estudados pelos etnólogos.
Compreender a estrutura