Mito e Realidade
Filosofia – Mito e Realidade
Questionário:
1- Objetivo do capítulo; 2- Apresentar as várias definições de mito segundo o texto. Destacar conceitos importantes e justificá-los.
2.1- Explicar as expressões:
“Mitologia primitiva ou arcaica;”
“Sociedades tradicionais;”
“Histórias verdadeiras;” e “Histórias Falsas;” 3- Desenvolver o item “conhecer os mitos;”. 4- Desde os elementos que caracterizam a nossa cultura contemporânea cabe falar de mitos?
1-O objetivo do capítulo é tratardo mito que é vivo em certas sociedades, o mito que traz concepções de base para modelos de conduta e significações para a existência humana, bem como as transformações pelas quais o homem passou ou passa ao longo dos eventos, sejam na mitologia arcaíca ou na história moderna. O capítulo propõe o exercício de compreender a função dos mitos em diversar culturas e tempos, desembocando em um homem que se torna capaz de interpretar a própria cultura e a cultura alheia, vivenciando a sua própria sem detrimento de outra.
2-Há várias definições de mito porque há tipos e funções variadas para os mesmo nas sociedades sociedades arcaicas, tradicionais e modernas. O texto trata o mito como uma realidade cultural extremamente complexa, apresentando definições segundo sua função para aquela sociedade:
“Definição e função 1 de mito: História sagrada (verdadeira) que trata da criação do mundo natural pela providência de entes sobrenaturais. Relato de como tudo passou a ser. O ponto chave dessa definição é a atividade criadora e o desvelar das sacralidad das façanhas deses entes sobrenaturais, que não só fundamentam a existência do mundo, como determinam o jomem no que ele é.”
“Definição e função 2 do mito: Histórias que edificam o comportamento do homem, que para tanto, fazem alusões a feitos históricos e abnegados de moratias que se sacrificam pelos outros em diversos contextos.”