Casa Pátio
Atividades Práticas
Supervisionadas
UNIP 2014
Maria Zenith Ghiraldi
C1781A-9
Casa Pátio
Projeto desenvolvido para uma casa em condomínio fechado próximo à Serra do Japi
( patrimônio muito importante para a região). Uma casa relativamente ampla com ambientes bem distribuídos. Sua área de lazer foi bem privilegiada e também é a que mais dá presença na casa. Estrutura simples, mas que com o uso de madeiras traz o ar do campo e a incorpora na própria natureza do arredores. Suas janelas de vidro deixam ela leve e mais delicada.
Estudos de Caso
Flávio Império: Residência Simão Fausto,
Praia da enseada em Ubatuba ( 1961)
“
“A primeira cobertura em abobada foi a casa para Simão
Fausto . A cobertura foi concebida como um conjunto de oito abobadas de tijolos regido por uma modulação de TRÊS metros, sistema estrutural muito simples e adequado à sua produção manufatureira. Em numero especial da revista
Acrópole de 1965 seu autor, ao explicar o sistema construtivo adotado, comenta que os tijolos, produzidos nas olarias locais, foram assentados da mesma forma que na construção de alvenarias, porém sobre armação de madeira.”
Para a época é uma casa bem arrojada, com cores alegres e design sinuoso.
Mies Van der Rohe
Casa com três pátios ( 1934)
Analisando a casa em sua totalidade, temos primeiramente um grande pátio, sendo este uma extensão da casa, que é envolvida por grandes muros. Nesse pátio encontramos a representação da natureza que, não mais no estado puro, passa-nos a ideia artificial de mundo. Nesse pátio não há uma forma de se relacionar com a natureza como faria as famílias-tipo, cultivando flores ou inserindo objetos de lazer. O que temos é apenas uma relação contemplativa da constante sucessão do mesmo. Veremos o correr do tempo natural que o jardim e as árvores, juntamente à visão que se tem do céu nos proporcionaria.
Os materiais da casa, percebemos que o Van Der Rohe trabalha tanto com