Casa Patio
Casa pátio é o tipo de edificação comum do Movimento Moderno, caracterizado por ter um espaço, geralmente central, confinado e descoberto que se articula ao corpo central de uma residência. Esse tipo de edificação não surgiu no Modernismo, pois antes na Europa ibérica já existia algumas edificações com pátios internos.
A finalidade desses pátios em residências é criar uma área livre e ao mesmo tempo privativa para a utilização dos moradores, uma vez que não há integração com espaços públicos.
Na década de 1960, construtores necessários para tirar partido de terra zoneada por habitações multifamiliares, mas demanda do consumidor no momento foi para casas unifamiliares, a preços acessíveis. Como resultado, Construtor de Donald J. Bahl concebeu o projeto para casas pátio. Estes edifícios eram habitações multifamiliares mas Bahl foi capaz de vendê-los como casas unifamiliares, com êxito, a ponte entre os requisitos de zoneamento e necessidades do consumidor.
A principal diferença entre um pátio e um quintal é a que o pátio conforma-se à partir da própria edificação principal, já o segundo conforma-se parte pela edificação e parte pela divisa entre propriedades, com ou sem existência de barreiras físicas ou visuais.
Um dos benefícios é que um pátio reduz a quantidade de trabalho necessário para manter a área, que é um recurso atraente para muitos compradores.
Os arquitetos que fundaram a Bauhaus, também fizeram estudos sobre essa tipologia de casa, como: Mies Van Der Rohe, Le Corbusier, Hilberseimmer, J.P. Oud, Gropius, dentre vários outros que fizeram parte da Bauhaus. Exemplo de uma casa pátio de Mies Van Der Rohe.
Casa Patio FR:
Arquitetos: ESTUDIO AIRE – Juan German Guardati, Roman Renzi, Virginia Kahanoff Localização: Funes, Santa Fé, Argentina
Colaboradores: Gustavo Sattler, Matias Agostino, Maximiliano Rossini, Damian PlouganouFunção: Habitação fim de semana
Ano de construção: 2004 - 2007
Área construída: 235 mt2 Fotografias: ESTUDIO