Esporte no Norte- Educação Fisica
Como em qualquer outra região brasileira, o norte se interessa por esportes, como por exemplo, o futebol. Não é pra menos que Manaus ficou entre as 12cidades onde serão realizados os jogos da Copa de 2014. A notícia é boa, não apenas pelo evento em si, mas porque a cidade deve ser transformada num canteiro de obras. Vão sobrar empregos. Alguns questionam os investimentos programados, a maioria com dinheiro público - cerca de R$ 7 bilhões, mais ou menos 12 pontes sobre o rio Negro – mas se forem corretamente aplicados farão um grande bem à cidade e aos seus habitantes. Resta aos cidadãos fiscalizar a aplicação de cada centavo.
O estádio onde ocorrera o jogo da copa será o A Arena Amazónia, no bairro Flores da cidade de Manaus, estado do Amazonas, mesmo local antes ocupado pelo Estádio Vivaldo Lima. O novo estádio deverá ser poliesportivo, com cobertura retrátil e uma capacidade estimada em torno de 42.374 pessoas.
Com arquitetura inspirada na floresta amazônica que rodeia a cidade de Manaus, a Arena da Amazônia será um estádio totalmente novo, construído de acordo com premissas de sustentabilidade e localizado estrategicamente entre o Aeroporto Internacional de Manaus e o centro histórico da capital amazonense. O projeto do estádio prevê a construção de uma estrutura metálica similar à de um cesto de palha típico da região, que protegerá a parte externa das arquibancadas.
A água da chuva será armazenada para uso posterior nos banheiros ou para a irrigação do gramado. Já a luz solar, abundante nesta parte do país, deverá gerar energia limpa e renovável.
Algumas paredes vegetais contribuirão para a redução dos gastos de energia e, sobretudo, para o controle da temperatura dentro do estádio.
Mas alem do futebol a região norte conhece outros esportes, alguns deles não muito conhecidos pelas pessoas, por exemplo, nas regiões mais indígenas são praticados também o Xikunahity o Zarabatana, Rõkrã, canoagem, entre outros.
-O Xikunahity (Pronuncia-se