Administração
FRAUDES CONTRA AS EMPRESAS.
Prof. Herval da Silva Moura
Bel em Ciências Contábeis
Mestre em Contabilidade
Especialista em Auditoria
Professor da Universidade estadual de Feira de Santana e Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da
ENEB
mourash@terra.com.br
Prof. Antonio Carlos Ribeiro da Silva
Bel em Ciências Contábeis, Pedagogo e Psicopedagogo
Mestre em Contabilidade
Doutorando em Ciências da Educação – Universidade do Minho
Professor da Universidade estadual de Feira de Santana e Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da
FABAC
profacr@uol.com.br
RESUMO
Este trabalho procurou contribuir de alguma forma na prevenção de fraudes contra as empresas, ampliando o conhecimento sobre auditoria, controles internos e fraudes de forma a evidenciar a importância da Auditoria e dos controles internos, bem como suas relações com a ocorrência de fraudes nas empresas.
As perdas com fraudes internas nas empresas estão aumentando constantemente a cada ano. Diante dessa realidade, urgiu a necessidade de se conhecer a causa ou as causas desse problema, para podermos encontrar formas de proteção que possam reduzir ou eliminar as perdas sofridas pelas empresas.
É evidenciado que as fraudes fazem parte do cotidiano das empresas e que a Contabilidade como a ciência social que tem como objeto de estudo o patrimônio das pessoas jurídicas e físicas, deve prover, por meio da técnica da auditoria meios que possam minimizar as perdas das empresas com as fraude internas.
Diante dessa realidade, procurou-se contribuir na prevenção de fraudes contra as empresas abordando os assuntos fraude, auditoria e controles internos, buscando evidenciar que a fraude faz parte do cotidiano das empresas e que é necessário os instrumentos de auditoria para combatê-la.
Palavras-chave: Fraude, Auditoria, Empresas.
2
ASPECTOS INTRODUTÒRIOS
A fraude não é um privilégio da Administração Pública, pesquisas recentes