historia
Nayara da Silva Pedros, Nº 22
Historia
MAUÁ
2013
Nayara da Silva Pedros, Nº 22
A questão Agrária na nova Republica o Neoliberalismo no Brasil
Trabalho de Pesquisa apresentada como requisito de avaliação complementar na Disciplina de historia do Ensino Médio da E.E. Profa. Irene da Silva Costa, sob orientação do (a) Prof. Socorro.
MAUÁ
2013
E.E. IRENE DA SILVA COSTA PROFA.
ATIVIDADE DE (Historia)
PROF. Socorro
Data de entrega: /10/2013 Data de recebimento
AVALIAÇÃO
DEFERIDO () INDEFERIDO ( )
Justificativa :
Nota
A Questão Agrária na Nova República
A Nova República assumiu a responsabilidade de decretar a Reforma Agrária no país. A questão agrária vem de muito longe, mas nunca deu passos tão importantes, quanto na atualidade, pois, 1964 viu nascer o "Estatuto da Terra", entretanto nunca foi possível pô-lo em prática. Vale salientar que este importante documento não foi dádiva do governo militar, foi uma luta dos trabalhadores que queriam modificar a estrutura fundiária do país e melhorar a distribuição da renda nacional, tendo em vista à entrada de capital, no meio rural, e os constantes conflitos existentes nos mais longínquos rincões do Brasil. A reforma agrária é necessária, mas não da maneira como o governo federal quer implantar.
Ao referir-se ao problema da reforma agrária aqui no Brasil, salienta-se de imediato, o poderio econômico. Inegavelmente, o Estado brasileiro é capitalista, monopolista e concentrador. Os representantes na Câmara Federal e no Senado, são porta-vozes do grande capital e dos latifúndios, nunca batalhadores pela causa comum de todos os cidadãos. Com isto, insinua-se que uma reforma agrária, que atenda aos interesses dos agricultores é uma balela e jamais sairá. É claro que o poderio econômico jamais permitirá que a terra e a