Sistema genital masculino
1 INTRODUÇÃO………………………………………………………………………1
2 ANATOMIA FISIOLÓGICA………………………………………………………...2
3 ESPERMATOGÊNESE……………………………………………………………4
4 VESÍCULA SEMINAL………………………………………………………...…….5
5 ATO SEXUAL…………………………………………..……………………………6
6 TESTOSTEROMA…………………………………………………………………..7
7 CONCLUSÃO………………………………………………………………………..9
1 INTRODUÇÃO
Formando pelos testículos, que são as gônadas masculinas, pelo sistema de ductos, pelas glândulas sexuais acessórias e por diversas estruturas de apoio, incluindo o escroto e o pênis. O Sistema Genital Masculino tem como maior função perpetuar a espécie humana. A reprodução sexuada é o processo pelo qual os organismos geram descendentes mediante união de células germinativas.
O Sistema Genital Masculino pode ser agrupado por função as gônadas que são os testículos produzem gametas. As glândulas sexuais acessórias produzem substâncias que protegem os gametas e facilitam seu movimento. E as estruturas de apoio são responsáveis pela transferência dos gametas, para que ocorra a fecundação que acontece na ampola da tuba uterina do organismo feminino.
2 ANATOMIA FISIOLÓGICA
Testículos: são as gônadas masculinas. Cada testículo é composto por um emaranhado de tubos, os ductos seminíferos Esses ductos são formados pelas células de Sértoli (ou de sustento) e pelo epitélio germinativo, onde ocorrerá a formação dos espermatozóides. Em meio aos ductos seminíferos, as células intersticiais ou de Leydig (nomenclatura antiga) produzem os hormônios sexuais masculinos, sobretudo a testosterona, responsáveis pelo desenvolvimento dos órgãos genitais masculinos e dos caracteres sexuais secundários
Epidídimos: são dois tubos enovelados que partem dos testículos, onde os espermatozóides são armazenados.
Canais deferentes: são dois tubos que partem dos testículos, circundam a bexiga urinária e unem-se ao ducto ejaculatório, onde desembocam as vesículas seminais.
Ducto