SISTEMA GENITAL MASCULINO
ÓRGÃOS GENITAIS MASCULINOS:
Gônadas: órgãos produtores de gametas
Vias condutoras dos gametas: também conhecidas como vias espermáticas
Órgão de cópula: órgão que vai penetrar nas vias genitais femininas
Glândulas anexas: cuja secreção vão facilitar a progressão dos espermatozoides nas vias genitais
Estruturas eréteis: formadas por tecido especial que se enche de sangue
Órgãos genitais externos: são aqueles visíveis na superfície do corpo
TESTÍCULOS
São órgãos sexuais principais, pois produzem os gametas e os hormônios que definem as características sexuais secundárias. O testículo é revestido por uma membrana fibrosa-túnica albugínea, apresenta uma vagina, com laminas visceral e parietal.
EPIDÍDIMO
O epidídimo recebe os espermatozoides produzidos pelo testículo e serve como local de reserva de espermatozoides pôs é um tubo muito longo. A musculatura lisa do epidídimo tem contrações que ajudam no transporte dos espermatozoides e na ejaculação. O processo de maturação dos espermatozoides ocorre durante sua passagem pelo epidídimo. DUCTO DEFERENTE
O epidídimo continua no ducto deferente, que desemboca na uretra prostática e é formado por músculo liso. Antes de penetrar na próstata, o tubo se alonga formando uma ampola, que se liga a vesícula seminal, segue penetrando na próstata ate chegar à região prostática da uretra.
DUCTO EJACULATÓRIO
É um fino tubo, par, que penetra pela face posterior da próstata atravessando seu