Zaqueu, o encontro com Jesus
Introdução
Algo que nos chama a atenção no ministério terreno de Jesus, é o fato de ele ter investido grande parte de seu tempo no encontro individual com várias pessoas, entre as muitas pessoas podemos citar Marta e Maria, a Mulher Samaritana, o Moço Rico, Nicodemos, o Cego de Nascença, Simão (o Fariseu) e Zaqueu, entre tantos outros. O texto de Lc 19 1-10 nos relata o encontro com Zaqueu. É interessante a ligação entre os capítulos 18 e 19 de Lucas: pouco antes de chegar a Jericó um homem pobre (o cego, Bartimeu) tornou-se seguidor de Jesus e em Jericó um homem Rico (o cobrador de impostos, Zaqueu) foi alcançado. Para Cristo não há acepção de pessoas.
V.1 – Tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando.
Jesus passa uma única vez em Jericó. Mas esta passagem fica na história. Uma das coisas que tornaram a cidade de Jericó famosa na época do Império Romano era o unguento derivado do bálsamo e o comércio desse produto - e de outras utilidades que proliferavam na região. Além disso, Jericó estava no coração e centro de uma vasta rede de rotas comerciais, sitiada por diversas outras importantes cidades. Mas Jericó era também uma cidade amaldiçoada, quando Josué a destruiu para tomar posse da terra que fora prometida a Israel, ele a amaldiçoou (Js 6:26) o que se cumpriu (I Rs 16:34). Poderia sair alguma coisa boa dessa cidade? A multidão israelita que seguia Jesus poderia imaginar que ele salvaria alguém naquela cidade? Não importa de onde você veio, qual a sua origem ou onde você está, Jesus te alcança em Todo lugar (Sl 139: 7-12).
V. 2 – Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos publicanos, e era rico.
A) Chefe dos publicanos
O "publicano" era um tipo de coletor de impostos a favor do império romano. Este é o único lugar no Novo Testamento onde se menciona um "chefe dos publicanos", um alto funcionário do Império Romano. Zaqueu, pois, teria sido considerado uma pessoa muito proeminente. Ele fora