ARQITETURA
(Conforme Capítulos 4, 6 e 10/ABNT - NBR 9050/1994)
Cabine do elevador: dimensão mínima 1,10m x 1,40m; com espelho na face oposta à porta, para permitir visualização de indicações dos pavimentos.
Porta: vão livre mínimo 0,80m. A área em frente a porta do elevador terá sua menor dimensão de 1,50m, além da abertura da porta.
Botoeiras e comandos, externos e internos: com comunicação tátil (Braille) e auditiva (quando houver números de paradas superiores a dois).
Piso: revestimento antiderrapante sob qualquer situação, seca ou molhada. Quando revestido com forração, esta deverá ser fixada perfeitamente à superfície.
Indicação visual de acessibilidade: junto à porta do elevador fixar o Símbolo Internacional de Acesso.
Acessibilidade
Facilitar o acesso e o deslocamento de pessoas com mobilidade reduzida ou necessidades especiais também é um dos objetivos da Zenit. Para isso, a empresa oferece dois tipos de equipamentos de transporte vertical, alinhados aos requisitos de acessibilidade.
ELEVADOR DE PASSAGEIROS PARA PESSOAS COM MOBILIDADE REDUZIDA
É o elevador de passageiros convencional com adequações para pessoas com mobilidade reduzida (conforme NM 313:2007). Se o uso for geral, o equipamento pode ser incluído no grupo de elevadores da edificação para efeito do atendimento do cálculo de tráfego.
Características principais:
• Dimensões mínimas: 1,10m de largura x 1,40m de comprimento (08 passageiros);
• Corrimão e botoeiras de comando facilmente acessíveis a pessoas em cadeiras de rodas;
• Sinalizadores visuais e acústicos que auxiliam na utilização do equipamento;
• Sistema “viva-voz” (anuncia o sentido de deslocamento da cabina e a chegada a cada pavimento);
• Portas automáticas com largura livre de acesso mínimo de 0,80m;
• Intercomunicador e barreira eletrônica que impede o fechamento das portas ou reverte o seu movimento em caso de obstrução do feixe.
ELEVADOR DE USO RESTRITO
Elevador