Aprendendo com zaqueu
Quem era Zaqueu.
Um Publicano. Os publicanos, eram Judeus de nascimento, que escolheram trabalhar para o governo de Roma. Eram ricos, pois cobravam impostos e extorquiam os judeus e por esta razão eram tidos como traidores pelo povo de Israel.
Como é a mente de que é rico, que tem poder?
Zaqueu era de pequena estatura, era baixinho e ele tentava ver Jesus , mas não conseguia por causa da multidão. Olhando pelo lado pratico,podemos trazer para a nossa vida que a multidão, são os nossos problemas, circunstancias da vida, prazeres, que nos impedem de ver a Jesus. Ver aqui, significa, conhecer, enxergar além do ponto de vista físico.
V.4 – Apesar dessa multidão, Zaque decidiu que iria ver Jesus e subiu em uma árvore. A bíblia conta que ele correu, ele tinha sede, ele já tinha deixado a multidão de lado e procurou outro caminho para ver Jesus. Acontece conosco, nós decidimos vir , deixando todos os nossos problemas e circunstâncias e estamos aqui hoje.E Zaqueu subiu em uma árvore. Uma Figueira Brava.
Uma figueira brava tem as seguintes característica: Tem uma copa muito bonita e da uma excelente sombra, é uma arvore que cresce muito, tem raízes e troncos muito forte e não dá fruto comestível.
Agora vamos fazer uma comparação da figueira brava conosco:
Sombra e copa muito grande: nossa zona de conforto, Nosso mundinho particular.
Arvore que cresce muito: Vejo como um sinal de continuidade, do dia a dia, nosso trabalho, estudos, nossa convivência com os outros, família, etc.
Tronco e raízes fortes: Nosso caráter, nossas idéias pré existentes, nossa criação, estilo de vida e porque não nossa identidade?
Não dar frutos bons: Tudo que fazemos fora dos caminhos de Jesus não serve para ele. Para Jesus não importa a nossa classe social, dinheiro, inteligência humana, conhecimento cientifico, conta bancária, bom coração, boas obras. Sem Jesus, não somos nada. E eu te pergunto : Onde você esta investindo a sua vida