Ministração
Receba Jesus em sua casa
Texto: Lucas 19:5-6 e 8-10
“E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa. E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente. E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.”
Em Jericó, próximo à cidade de Jerusalém, havia um homem chamado Zaqueu. Como muitas pessoas, Zaqueu precisava de mudanças na vida e só Jesus poderia promover as mudanças necessárias. Zaqueu não mediu esforços para ter um encontro com Jesus.
1 – E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente
Quando Jesus passou pela cidade de Jericó, Zaqueu procurou um lugar para ver aquele que estava mudando a vida de tantas pessoas. Zaqueu, apesar das riquezas que possuía, sabia que algo lhe faltava. Como ele era de pequena estatura, subiu numa árvore para ver Jesus passar. Quando Jesus viu o interesse de Zaqueu, decidiu entrar na história daquele cobrador de impostos. Jesus olhou para Zaqueu e disse: “desça depressa, porque hoje entrarei em sua casa!” Quando Jesus diz que deseja entrar na nossa vida devemos nos apressar para recebê-lo alegremente.
2 – Deu aos pobres metade dos seus bens
Quando Jesus entrou na casa de Zaqueu, muitos ficaram na expectativa do que aconteceria, afinal Zaqueu era um publicano e cobrador de impostos. Um publicano era um funcionário a serviço do império Romano. Para os cidadãos comuns, um publicano judeu era considerado um interesseiro e traidor. Muitos cobradores de impostos daquela época, cobravam além do que era devido e por isso enriqueciam ilicitamente. Assim, muitos questionavam porque Jesus