Yogurte
Uma teoria data do período neolítico, entre 5.000 a 3.500 a.C, quando pastores passaram a se alimentar com o leite de animais domesticados. Armazenado em marmitas de barro, o leite ficava exposto às altas temperaturas do deserto, fermentava e virava um tipo de iogurte.
(TURQUIA)
O leite fresco era guardado em sacos feitos de pele de cabra. Transportados por camelos, os sacos em contato com o calor do corpo do animal favoreciam a produção de bactérias ácidas e transformavam o leite em iogurte. E segundo a lenda, Abraão, depois de ter sido ensinado por um anjo, foi o primeiro a preparar uma receita de iogurte para oferecer a sua mulher e curá-la de um mal.
Tipos de iogurte
Natural –
Iogurte contendo apenas as culturas microbianas e os ingredientes previstos, ,sem a adição de frutas, aromas.
Pode ser consumido puro ou usado em diversas receitas como em tempero para saladas e pães, contém todos os nutrientes oferecidos pelo leite.( proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais)
Iogurte desnatado –
Iogurte contendo os mesmos benefícios do iogurte natural, porém possui menos gordura.
Recomenda-se esse tipo de iogurte não só para quem quer emagrecer como também para aqueles que procuram controlar ou prevenir o colesterol.
Iogurtes funcionais –
Trouxeram muitos mais benefícios que os convencionais, ou seja, os alimentos funcionais são aqueles que além de satisfazer as necessidades básicas nutricionais também trazem outros benefícios para os indivíduos que os consomem.
Reduzem o risco de algumas doenças crônicas, dão benefícios fisiológicos e também fazem suas funções nutricionais básicas
Iogurtes light-
Iogurtes com 0% de gordura e nenhuma adição de açúcar.
Processo de Fabrico
Fermentação - Tal processo consiste em mudar quimicamente matéria vegetal ou animal através de leveduras microscópicas, bactérias ou mofos, seu resultado é a quebra de substâncias em compostos mais simples.
Benefícios
Médico da Antiguidade