Xisto no Parana
O uso do Xisto
Atualmente, uma das principais fontes de combustíveis do mundo é o petróleo, o qual normalmente se é extraído de poços subterrâneos, porém, existem outras formas de consegui-lo e uma delas é o Xisto, fonte a qual existe muita controvérsia devido aos danos causados à natureza. Os Estados Unidos, país considerado potencia mundial atualmente, iniciou um processo de exploração a este minério para extração de combustível fóssil, porém, nem todos concordam com esta ação, pois caso haja algum dano, afetará o mundo todo, assim, outras grandes potencias mundiais detentoras de xisto evitam essa prática. Alguns cientistas defendem que o uso do xisto possui os mesmos ricos ambiental que qualquer outro combustível fóssil, mas a real discussão é se realmente deve-se investir em combustíveis fosseis, considerando que existem tantas alternativas menos poluentes como o uso de energia elétrica em automóveis e fontes hidroelétricas. Com isto, conclui-se que mesmo que o xisto possa não causar danos extras a natureza, ele ainda pode ser substituído por fontes mais renováveis evitando uma futura destruição da terra e da vida devido ao esgotamento dos recursos naturais.
Petróleo e Guerras O petróleo é um grande causador de guerras atualmente, sendo uma das principais razões de disputa no oriente médio, o que acaba provocando varias guerras, como por exemplo, a guerra do golfo, o qual envolveu vários países.
Mesmo não sendo uma fonte de energia renovável e considerando os danos os quais o petróleo pode causar a natureza, ele ainda é uma grande fonte de riquezas for levado em conta o seu lucro, sendo por isso o motivo de tantas guerras.
Com estas guerras surge à necessidade de defesa, o que acaba gerando a criação de armas cada vez mais poderosas para a disputa, como é o exemplo de armas químicas e nucleares.
Assim, conclui-se que mesmo que este seja um recurso bastante lucrativo, não vale a pena guerras por ele, nem mesmo utilização de