Linguagens Interpretadas
Linguagens Compiladas: São linguagens em que o código precisa passar previamente por um processo chamado de compilação, o qual consiste, a grosso modo, em traduzir o código escrito em linguagem humana para linguagem de máquina (Os e 1s), esse tipo de linguagem geralmente possui um desempenho melhor em aplicações do que linguagens interpretadas, entretanto o código escrito deve ser compilado na plataforma que se deseja obter o programa executável e é possível que adaptações sejam necessárias para o sistema desejado. São exemplos de linguagens compiladas: C++, Java.
Existem muitas vantagens de uma em relação a outra, por exemplo linguagens compiladas conseguem encontrar alguns tipos de erros durante o processo de compilação. Já linguagens interpretadas devido a sua dinamicidade conseguem realizar operações de formas mais flexíveis, o que as tornam mais flexíveis e simples de se programar. Mas a maior diferença entre elas é o desempenho que uma tem em relação a outra, o que em determinada aplicação pode ser crucial para a escolha da linguagem no projeto.
Mas isso tudo depende da habilidade do programador em questão, dado o seu conhecimento é possível que ele escreva código em Python tão eficiente quanto um mesmo programa escrito em C++.