Linguagens Compiladas vs. Interpretadas
A Linguagem compilada é aquela que o código do programa e as informações são diretamente ligados ao processador, essa linguagem é incompreensível aos usuários comuns, pois ela é realmente a forma como o processador vai interpretar, aquilo que foi escrito por uma pessoa e transformado em linguagem de máquina. Por isso há quem diga que é uma linguagem executável.
Exemplos: C, Fortran, Delphi, Visual Basic.
Linguagem interpretada.
Uma linguagem que precisa de um software terceiro para tornar o código compreensível à máquina, pois o seu arquivo não é compreensível diretamente ao processador. São chamados de interpretes os programas que tem por finalidade esta ação, o software tem por finalidade transformar a linguagem escrita, por exemplo, em um bloco de notas, em um arquivo executável ao processador.
Exemplos: BASIC, Perl e Python, HTML, JavaScript, VBScript, ASP, Perl e PHP.
Vantagens e Desvantagens.
Podemos dizer que as linguagens C e C++ são compiladas estaticamente e seus códigos são transformados diretamente em códigos de máquina.
Já as linguagens Java, C#, Phynton tem seu códigos específicos que é interpretado pela maquina virtual referente a seu código e executado.
Na interpretação o programa é executado instrução a instrução.
O interpretado simula o funcionamento do processador e traduz cada instrução para uma representação interna e também aceita comandos para controlar seu funcionamento.
O ciclo escrita e modificação são mais rápidos, porém a execução é mais lenta.
Na compilação o programa é traduzido para a linguagem de máquina e depois ligado e carregado para ser executado.
As linguagens de scripting são normalmente interpretadas mas também podem ser copiladas.